20.12.17

Resenha #0049: Graça por Graça - Pri de Luz

Olá, pessoal, tudo bem?

Como vocês já sabem, eu recebi cinco livros em parceria com a escritora e poetisa brasileira Pri de Luz há algumas semanas e já resenhei 3 livros recebidos. Esse aqui é o quarto e ele já estava há um tempinho aguardando a sua vez na fila de resenhas. Resolvi fazê-la hoje antes que o ano termine. 

Vamos conferir? ;)


Autor: Priscilla Rocha Chaves (Pri de Luz)
Editora: Publicação Independente
Gênero: Crônicas e Devocional
Páginas: 240
Skoob: Clique aqui

4 Estrelas
Sinopse
Retire a graça do cristianismo e ele não mais existirá. Compreender a graça de Deus é mergulhar na essência da Trindade, que em perfeita sintonia ofertou Jesus Cristo ao mundo a fim de que o mundo (isso mesmo, toda a criação) desfrutasse dessa graça, porque toda criação geme e suporta angústias aguardando a revelação dos filhos de Deus. 
(Rm 8:21e 19)

Essa graça manifestada em e por Cristo Jesus tem o poder de reconciliar com Ele mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. Porém, muitos cristãos, assim como aqueles insensatos gálatas, que tanto irritaram como fizeram sofrer o apóstolo Paulo, continuam ainda hoje sem a compreensão clara da maravilhosa graça de Deus. 

Alguém que vê a graça como permissão para pecar, tem perdido inteiramente a graça. Misericórdia compreendida é santidade desejada. (Max Lucado)

O leitor encontrará várias reflexões que já fez, mas que não teve coragem de publicar. Trata-se, portanto, de uma leitura gostosa recheada de situações "corriqueiras", daquelas que nos assaltam todos os dias, mas com profundo senso bíblico teológico. 

Vale muito a pena conferir. Boa leitura!


Então, galera, se vocês ainda não leram nenhuma das resenhas que eu fiz dos livros da Priscilla, vou deixar aqui abaixo o link para vocês darem uma olhada mais tarde. 


O livro "Graça por Graça" é basicamente o volume 1 da trilogia escrita pela Pri de Luz a respeito da graça de Deus. Em capítulos simples, porém profundos, a escritora nos traz exatamente 80 capítulos curtos, de no máximo 3 páginas, contendo reflexões sobre a vida diária do cristão. Através de exemplos da sua vida particular e de personagens bíblicos, a autora consegue prender a nossa atenção e, ao mesmo tempo, nos fazer refletir sobre aspectos da graça e do cuidado de Deus em nossas vidas. 

Os capítulos foram escritos para serem lidos sem pressa. São perfeitos para aquele seu momento devocional diário onde você - espero eu - pega sua bíblia todos os dias e reserva um tempo para lê-la e meditar no que acabou de ler. Para aqueles que estão com o coração partido, preenchido pela tristeza das circunstâncias da vida, eu tenho certeza que esse livro será um belo alimento espiritual. No momento, estou passando por um período de espera. Estou aguardando respostas e soluções da parte de Deus. E um dos capítulos que mais falaram ao meu coração foi um intitulado "Espera pelo Senhor."

Citação 1
É fácil perder o ânimo e enfraquecer o coração quando se espera por algo e essa espera é retardada e, aparentemente, sem finalidade ou perspectiva de mudanças. Mas a vida é cheia de esperas. Espera-se para nascer, crescer, aprender a andar, falar e a comer. Espera-se para concluir um curso, começar a exercer uma profissão e ter dependência, casar, ter filhos, alcançar uma promoção, realizar um sonho. 

Mal se concretiza uma espera e há outra espera aguardando o seu dia de ser.

Espera no Senhor, tem bom ânimo, e  fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.
(Salmos 27.14)

Página: 99

Sim, esperar não é fácil. E se você também estiver passando por um intenso e longo período de espera, acredite, você não está sozinho. Estou nesse barco com você. Consegue me ver ao seu lado?

Há também alguns capítulos bastante cômicos. Quero dizer, aqueles que nos fazem dar uma gargalha vez ou outra. A Priscilla tem um jeito de escrever peculiar a ela. Às vezes sério, às vezes irônico, às vezes uma união dos dois. Um dos capítulos que achei mais interessante foi um intitulado "O relógio e o crente". Não sei de onde ela tirou essa comparação, mas que foi bacana, foi.

Citação 2
Fazendo uma comparação entre o crente e o relógio, podemos afirmar que assim como existem vários tipos de relógio (de pulso, de parede, despertadores, com luzes que brilham à noite, caros, baratos, resistentes à pressão e água..) há também vários tipos de crentes, mas o que realmente importa no relógio (e em um crente) é que ele esteja funcionando e trabalhando.

Que tipo de relógio você é?

Antigamente eu era um relógio de dar cordas. Você é um relógio de dar cordas? Tem que ficar lhe visitando, orando por você, pregando de modo incentivador, emprestando livros, CDs, colocando "comidinha na sua boca para você funcionar?

Precisamos ser crentes modernos, que têm bateria durável e que se recarregam sempre na fonte. (Jesus/a Palavra).

Em seguida, a autora vai fazer uma bela comparação entre o rei Joás e o sacerdote Joiada.

Tinha Joás sete anos de idade quando começou a reinar, e quarenta anos reinou em Jerusalém; e era o nome da sua mãe Zíbia, de Berseba.
E fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor, todos os dias do sacerdote Joiada.
2 Crônicas 24:1,2

Porém, depois da morte de Joiada vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu. E deixaram a casa do Senhor Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos. Então, por causa desta sua culpa, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém.
2 Crônicas 24:17,18

Joás foi um bom rei enquanto tinha alguém dando-lhe suporte. Quando esse alguém morreu, o rei logo se desviou. 

Era uma relógio que precisa que lhe puxassem a corda constantemente.

Que bela comparação, não acham?

Citação 3 
E aqueles relógios cheios de mostradores que a gente custa ver a hora? Tem crente que é mostrador: gosta de fazer as coisas para aparecer. Tudo o que fizer você tem que lembrar que é para a glória de do Senhor.

Existe ainda um relógio que tem um despertador que não funciona. Deus nos chamou para sermos despertadores, ou seja, evangelizadores, pessoas que chamam atenção dos perdidos, dos que estão dormindo.

A que tipo de relógio você mais se assemelha em sua vida?

E assim termino a resenha de hoje, amigos. Deu para perceber que esse é um livro bem prático. Você consegue enxergar passagens bíblicas e extrair as lições de vida e moral dos personagens aplicando-as em sua própria vida.

Agora, considerando que esse foi o primeiro livro da autora, confesso que faltou um pouco de maturidade na escrita de alguns capítulos. O que já era de se esperar de um primeiro livro de qualquer autor. Bem no começo, a obra adotou um estilo de escrita um tanto informal demais, com algumas expressões não muito usuais para uma obra literária profunda como essa. Entretanto, à medida que os capítulos vão avançando, percebemos que a maturidade da autora foi se desenvolvendo cada vez mais até que a segunda metade do livro já nos transmite uma escrita bem mais austera, utilizando vocabulários mais compatíveis com a obra. Isso me agradou muito, pois pude perceber como a autora desenvolveu sua própria escrita à medida que ia avançando no processo de conclusão do livro. 

Como todos os livros da Pri de Luz, eu insisto em recomendar esse aqui. Não poderia jamais deixar de dizer que, assim como as leituras anteriores, essa também foi altamente edificante. Eu grifei vários textos do livro para poder reler depois. As três citações acima representam apenas algumas das várias partes do livro com as quais eu mais de identifiquei.

Se vocês gostaram do livro, fiquem atentos pois em 2018 haverá sorteio de todos os livros da Pri aqui no blog e lá no canal do youtube. Basta estar inscrito em ambas as redes sociais.

Fiquem com Deus. :)

Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          


2 comentários:

  1. Obrigada por sua resenha, Bruno!
    Deu pra conhecer bastante do livro pela forma como você o apresentou, mostrando trechos que achou interessante, comentando.
    E você gostou mesmo da comparação com os relógios, hein? hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Sim, Priscilla. Gostei demais dessa comparação. rs Parabéns pelo livro. Foi muito edificante! Estou ansioso pelo final da trilogia :^)

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo