7.11.17

Resenha #0041 - Uma Mulher Samaritana - Lara Sulliano

Olá, amigos, tudo bem?

Hoje vim, como prometido, fazer uma resenha escrita. Devido à correria da semana não tive a oportunidade ainda de parar e gravar um vídeo sobre esse livro. Por esta razão optei por fazer uma resenha em formato de texto mesmo. Acredito também que eu irei conseguir me expressar melhor sobre esse livro tão polêmico através da escrita do que pela fala.

Então, vamos conferir? ;)



Autor: Lara Sulliano 
Editora: Ágape
Gênero: Testemunho Pessoal / Biografia 
Páginas382
Skoob: Clique aqui
Compre: Submarino 

4 Estrelas

O livro "Uma Mulher Samaritana - Entre Homens e Deus" não é um relato ficcional. Tampouco uma exposição do encontro entre Jesus e aquela pobre mulher junto ao poço de Jacó. Ele se trata de um testemunho que tem por objetivo retratar os acontecimentos dos últimos dois anos na vida da autora Lara Sulliano.

Lara, antes de se converter a Cristo, era uma profissional de fisiculturismo residente nos Estados Unidos da América. Homens, luxúria e vaidade permeavam a sua vida, tornando-a cada vez mais vazia e sem sentido. A idolatria ao próprio corpo e à beleza eram o centro de sua atenção.

Mas um belo um dia - ou não tão belo assim - tudo mudou para Lara.

Aos trinta anos de idade ela passou a conhecer a Jesus de uma forma bastante dolorosa. Através de muitas lutas e sofrimentos, juntamente com uma profecia que ela recebeu em um culto pentecostal, Lara começa a se questionar se realmente sua vida não passava de uma busca incansável por algo inatingível. 

Antes daquela profecia, a autora nos conta que ela havia visitado um centro espírita ou algo parecido com o objetivo de se consultar com um vidente. Sim, um vidente que prevê parcialmente o futuro através de forças espirituais malignas. 

Na visita ao vidente, Lara ficou sabendo de algumas coisas que aconteceriam em seu futuro. Sem conseguir acreditar tanto assim no que ouvira, saiu do estabelecimento e foi viver a sua própria vida. Um tempo depois, Lara visitou um pequeno círculo de oração na casa de uma amiga e, para a sua surpresa, Deus usou um profeta para lhe entregar uma mensagem sobre o seu futuro e o seu segundo nascimento. Parte da profecia se encaixava com o que o vidente havia falado dias atrás.

Nesse ponto a autora nos conta que, embora não seja aconselhável consultar videntes ou espíritos malignos para saber sobre o nosso futuro, os videntes realmente possuem essa capacidade, pois eles atuam por meio de demônios que, ou atuam nos acontecimentos que moldam o futuro ou conhecem parcialmente os planos de Deus. Por essa razão é que muitas pessoas acreditam que certos videntes em centros espíritas têm a capacidade de descobrir "coisas" sobre o futuro das pessoas. Os espíritos malignos possuem suas próprias artimanhas ardilosas para enganar seus servos.

Devo fazer uma pequena pausa para compartilhar com você que me está acompanhando até agora sobre um post escrito por John Piper. Em seus Blog diário, Piper nos exorta de que não há dúvida nenhuma de que é possível sim consultar o futuro através de espíritos malignos, e isso ficou claro no evento que ocasionou a vinda do já falecido profeta Samuel à caverna de onde Saul o invocou. Embora nós tenhamos a plena convicção de que isso vá completamente de encontro aos preceitos de Deus, não significa que não seja possível.

Dando prosseguimento, a partir do momento em que a Lara ouviu certa profecia sobre o seu futuro, deu-se início a um processo lento e gradual de "purificação" de sua alma. A autora passou a buscar a Deus mais intensamente e passou a frequentar cultos pentecostais. Muitas revelações lhe eram dadas sobre seu futuro ministério e os dons que Deus a estava fornecendo.

Lara foi presenteada com o dom da relevação. Isso ficou evidenciado nos momentos em que ela pregava nas igrejas e, ao longo do culto, Deus a mostrava fatos íntimos sobre a vida de alguma pessoa específica que estava sentada no banco da igreja. Após o término do culto, Lara se dirigia à pessoa e lhe dizia o que Deus havia entregado a ela. A pessoa geralmente começava a chorar por reconhecer que ninguém além dela própria sabia de assuntos tão íntimos de sua vida.

E então começa o ministério da autora Lara Sulliano. 

Além do seu testemunho de vida ao longo desses dois anos, a autora discorre sobre temas bastantes polêmicos como:

- Soberania de Deus;
- Vontade permissiva de Deus;
- Atuação de demônios na vida das pessoas;
- Uso de bebidas alcoólicas ;
(Segundo a autora, o uso de bebidas alcoólicas moderado não é considerado pecado)
- Dons espirituais como: Profecia, Revelação, Cura e conversas com anjos;
- Uso de drogas;
- Orações não respondias;

Entre outros...

Eu gostei bastante da leitura. Achei o livro beeeem longo e com letras um pouco pequenas, algo que me incomodou um pouco em minha maratona de leitura noturna. A escrita da autora é impecável. Visto que ela trabalha como jornalista, não poderia esperar menos do que isso.

Deixo aqui alguns trechos do livro para degustação:


Trecho 1
Vontade Permissiva de Deus
O diabo é o pai da mentira e atua por meio na enganação. Ele se faz de bom, mas na verdade é um imitador. Muitas pessoas não sabem disso e levam uma vida desgraçada por falta de conhecimento espiritual. Tudo o que causa dor, doença, morte ou perda financeira é a atuação de demônios ou espíritos caídos. Eles operam na permissiva de Deus, não na vontade dEle.
Página: 34

Trecho 2- 
O livre-arbítrio
Deus criou o homem para adorá-Lo através do seu livre-arbítrio. Assistindo à série Jessica Jones, da Marvel, entendo qual seria a sensação de Deus caso nós não tivéssemos a opção de adorá-Lo e amá-Lo. O vilão da série controla a mente das pessoas e faz Jéssica "amá-Lo". No fundo, ela sabe que ela não o ama; é apenas uma manipulação. 
Página: 35

Trecho 3 - 
Orações não Respondidas
O filme O Todo Poderoso mostra o caos no mundo quando um homem (Jim Carrey) passa a exercer a função de Deus por uns dias e resolve dizer “sim” às orações recebidas. Cada cidadão levou da loteria o prêmio milionário de.... 17 centavos. Nem vou contar o resto para não estragar a graça do filme, que mostra um dos motivos pelos quais Deus não opera em todos os nossos desejos. Pois “Coletividade” vem antes da “Individualidade”.
Página 47

Trecho 4 - 
Uso de Drogas
Passagens bíblicas não falam diretamente sobre o uso de drogas, mas não é preciso estar literalmente nesse livro para saber que o uso abusivo é pecado. É como alugar uma casa: quando iremos devolvê-la ao dono somos responsáveis pelos danos causados nela. Devemos devolvê-la em perfeito estado. Iremos dar conta de tudo o que fizemos com o nosso corpo, e o corpo irá refletir os cuidados ou exageros maléficos em forma de doenças.
Página: 51

Trecho 5 - 
O Amor de Deus ao Homem
Quando os anjos pecaram, Deus decidiu não os remir, simplesmente os colocou em correntes, “e aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até o juízo daquele grande dia” (Jd 1:6). Aos homens, pela misericórdia, foi dada a chance de salvação antes do juízo final. 
Página: 59

Bom, há muita coisa bacana para se ler nesse livro. Embora eu acredite que nem todo mundo irá concordar com 100% da mensagem que a autora transmite, posso afirmar que essa é uma leitura que vale muito a pena. Eu, por exemplo, não concordo com o uso da bebida alcoólica. Continuo não consumindo e não incentivo ninguém a fazê-lo, embora eu também não condene a autora e não creia que seja pecado ingerir esse tipo de bebida. Somente posso dizer que nasci e cresci em uma família que não possui isso como prática e, talvez por essa razão, sempre desprezei e enxerguei a bebida alcoólica com certo desdem. Mas não recrimino a autora. Tenho a mente aberta o suficiente para ler um livro desse tipo e saber filtrar as informações com as quais eu me identifico e aquelas que acredito ter que ignorar. 

Ah, a autora também diz que ela não bebe em frente a outros cristão que acreditam ser pecado beber. Ele afirma que esse é um ato de sabedoria para não escandalizar o irmão e não fazê-lo pecar ou sair da graça. Achei isso muito digno da parte dela. Uma atitude rara hoje me dia.

Se eu recomendo a leitura?

Sim, com certeza. Foi muito bom conhecer um pouco sobre o processo de conversão da Lara. Até porque eu pude enxergar melhor sobre como funciona o processo de "regeneração" de um pessoa que não nasceu em berço evangélico como eu e toda a minha família. As tentações e as fraquezas espirituais parecem ser muito mais fortes para elas do que para nós. Pude aprender muito - muito mesmo - com esse livro e recomendo àqueles que gostam de ler testemunhos de pessoas que tiveram encontros com Deus e decidem relatá-los através da literatura.


Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta


4 comentários:

  1. Olá Bruno,

    Que livro tenso hein. Confesso que pelos seus comentários não me interessei pela leitura, mas o parabenizo pela coragem de expor os pontos frágeis e polêmicos. Afinal, só há sentido compartilhar nossas impressões de leitura se a "opinião" positiva ou negativa daquele livro aparecer. Do contrário, se for só para elogiar e etc, nem precisa, o leitor pode ler a sinopse do livro :D

    Abs.
    http://cafeebonslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly. Obrigado pela presença aqui no blog. Sim, eu não tenho como prática expor apenas o que achei de bom nos livros. Também exponho os pontos negativos e com os quais não concordei. Afinal, meu objetivo é expor o conteúdo do livro e deixar o leitor decidir se o conteúdo é do seu interesse ou não. Isso faz com que meu trabalho seja confiável o suficiente para provar que minhas resenhas são sinceras e condizem sempre com minha real opinião. O livro possui seus altos e baixos. E nem tudo o que está nele irá agradar a todos. Mas por outros motivos eu creio que valeu a pena tê-lo lido. Realmente não me arrependi até porque os trechos 2,3 e 5 foram os que mais me impactaram. Me deram até um insight para escrever um artigo sobre o assunto do livre-arbítrio. No geral, embora tenha sido uma leitura de altos e baixos, consegui extrair o que achei bom dele. E você pôde ver que meu trabalho reflete a sempre a minha verdadeira opinião.

      Excluir
  2. Outra coisa rs,

    Não concordo com esse trecho: "Tudo o que causa dor, doença, morte ou perda financeira é a atuação de demônios ou espíritos caídos."

    Nem tudo é ação demoníaca, mas com certeza TODAS AS CONSEQUENCIAIS DA QUEDA são devidas ao pecado do coração humano.

    ResponderExcluir
  3. Estou aguardando o meu livro chegar.
    Como não gosto de ler uma resenha sobre um livro que ainda não li e está na minha lista de espera pra ler, não li sua resenha, pra não estragar a surpresa, kkkkkkkkkkk

    Quando meu livro chegar e eu ler o livro, eu volto aqui, leio sua resenha e faço comentários ;)

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo