29.11.17

Por que livros contêm tantos erros?

Hey, galera! Tudo bem?

Eu vim passar hoje aqui rapidinho para deixar uma reflexão para vocês.

Vamos conferir? ;)




Essa parece ser uma pergunta fácil. Mas só parece.

Um dos questionamentos mais comuns de leitores compulsivos (aqueles que leem muito) ocorre quando encontramos erros em algum livro. Já li livros em que achei erros em praticamente todos os capítulos. Em contrapartida, também já li livros em que eu não encontrei nenhum erro sequer. Isso é raro, mas acontece.

Claro, ninguém quer comprar um produto que venha com defeitos de fabricação. Muitos menos um livro que será usado - ou melhor, lido - várias vezes durante anos. Mas por que as editoras ainda não conseguem lançar um livro 100% livre de erros?

Mas que tipo de erros?

Palavras duplicadas.
Falta de acento gráfico.
Aquela letra no final da palavra que não saiu.
Folha repetidas.
etc.

Sim, isso me dá nos nervos. Mas saiba que existe uma razão matemática para isso.

Ao assistir a um recente podcast publicado por um dos meus autores de ficção cristã favoritos (Alton Gansky) também conhecido simplesmente como "Al", cheguei à conclusão de que a probabilidade de se lançar um livro 100% livre de erros é muito pequena. É verdade que algumas editoras conseguem essa proeza. Mas vamos analisar os seguintes dados:

As editoras não se importam com o número de páginas de um livro. O que interessa para elas é simplesmente o "número de palavras". Um livro com uma média de 100.000 palavras terá aprox. 350 páginas. 

Agora...

Se o editor do livro tiver uma taxa de 99% de acertabilidade (essa palavra existe?), você terá apenas uma pequena taxa de 1% de falha. Uma taxa completamente insignificante.

Porém, 1% de 100.000 palavras corresponde a 1.000 palavras escritas de maneira errada...

Já parou para pensar nisso? 1% de 100 é 1. Já 1% de 100.00 é 1.000. 

Agora 1% não parece uma taxa tão insignificante assim, parece?

Vamos nos aprofundar mais nisso?

Vamos supor agora que você tenha um excelente editor. Seu livro tenha sido publicado por uma ótima editora que tenha contratado editores experienciados. 

E vamos dizer ainda que esses editores tenham um taxa de acertabilidade de 99.999%. O que é uma taxa que beira a "perfeição".

WOW!

Essa é uma bela taxa, não é mesmo? Significa que ele erra apenas 0.001% do seu trabalho. Isso significa que 0.001% de 100.000 palavras equivale a 100 palavras erradas.

A taxa é insignificante.

O resultado final, não.

Poderíamos ir para taxas menores ainda. 0.0001%... Isso daria 10 erros por livro.

Se você lesse um livro com 10 erros, você ficaria nervoso, não ficaria?

Onde eu quero chegar com isso?

Eu não me surpreendo quando vejo erro em um livro. Pelo contrário, eu me surpreendo quando eu NÃO vejo erros em um livro. Um livro escrito com 100% de perfeição beira o cúmulo da diligência. Livros que geralmente são lançados pela primeira vez, costumam ter erros. Depois que eles relançam o livro, a editora acolhe todas as reclamações dos leitores e faz todo o processo de revisão. Assim, a segunda edição costuma ser a primeira a sair sem erro algum. Dependendo da editora, algumas costumam lançar ainda com alguns erros. Mas isso é assunto para outro dia.

Conclusão:

Não seja tão rigoroso com os erros dos seus livros. Saiba que um livro com 10 erros, passou pela mão de um editor que fez seu trabalho com 99.999% de exatidão. Uma taxa que dificilmente eu e você teríamos em nosso currículo. 

É claro, não podemos dar uma colher de chá para eles. Mas minha sugestão é:

Pega leve. Aprecie a leitura. Avise a editora dos erros que você observou e ajude na edição da próxima tiragem.

A editora ficará feliz.
O autor também.
E os próximos leitores mais ainda. 

#AjudeSuaEditora
#CritiqueMenos
#LeiaMais(copiado do blog café e bons livros) 


Talvez até mesmo esse meu texto tenha erros de português. Confesso, eu raramente reviso o que escrevo. Chego no final e...

Click! 

Clico no botão publicar! Eu sei, isso é um erro. Mas é que estou com pressa hoje. Talvez sempre.

Se você quiser assistir à entrevista do Alton Gansky completa (em inglês), segue o link abaixo:

5 minutes with all

Deixe um comentário sobre sua opinião acerca do tema "livros com erros". Isso te incomoda? É comum? Você compreende? :)

Abraços!




6 comentários:

  1. Confesso que eu já fui tão dura comigo ao reler, principalmente :
    O poder das escolhas e
    Graça por graça,
    que quis jogar tudo fora, de tanta vergonha que fiquei com tantos erros!
    E olha que foram revisados por outras pessoas além de mim!
    Mas, depois me lembrei de que o mais importante é a mensagem que o livro carrega e também melhorar nas próximas edições e nos próximos livros, não repetindo e corrigindo os erros.
    Hoje me puno bem menos e me policio mais na hora de escrever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla. Sim, verdade. Não podemos nos cobrar demais. Um livro geralmente é revisado pelo próprio autor, por um revisor principal e ainda por um revisor secundário. Três pessoas leem o livro e, ainda assim, ele sai com erros. É um trabalho árduo. Mas, como eu disse, o difícil é encontrar um livro que NÃO tenho erros. ;)

      Excluir
  2. Reflexão interessante irmão Bruno. Sei que erros são comuns e, agora que estou trabalhando com livros - escrevendo, editando, corrigindo, revisando, publicando, etc, percebo ainda mais a seriedade disso e, como você falou, por mais que tomemos cuidado, alguma coisa sai errada... Então, um ou outro erro é normal, seja lá de que tipo for, folhas ou palavras duplicadas me incomodam um pouco mas não atrapalham a leitura, mas erros grotescos de português desanimam bastante, dá vontade de parar por melhor que seja o conteúdo. Mas somos todos imperfeitos né?! Só Jesus e Sua Palavra são perfeitos (mesmo com os erros dos tradutores, editores e das gráficas)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O importante é que o livro tenha uma mensagem impactante. Eu nunca cheguei a querer abandonar um livro por causa dos erros. É claro, eu também nunca li um livro com tantos erros assim ao ponto de me irritar tanto. Mas eu geralmente consigo relevar bem. A única coisa que odeio é quando surge uma página repetida, duplicada ou ainda com página faltando. Aí eu fico estressado. Dá vontade de largar tudo e pedir o dinheiro de volta. Aí eu já considero um produto completamente defeituoso.

      Excluir
  3. Olá Bruno, gostei do tema...

    Eu sou uma leitora bem "chata" com erros de revisão, principalmente quando esses são de coerência e coesão. A experiência da leitura é boa para mim, quando não mais enxergo o texto que estou lendo, e começo a visualizar a história (ficções) ou ponderar sobre ideias, o que é muito difícil de acontecer com os erros saltando das páginas a todo momento. Como você disse praticamente todos os livros tem erros, porém, a partir do momento que esses prejudiquem o que mencionei acima, não há como relevar.

    A ponte entre o autor e o leitor é a linguagem, quando essa não é bem utilizada, haverá problemas nessa travessia... Acho que como leitores precisamos ser críticos, não só nessa questão claro, mas quanto ao conteúdo e tudo mais para que no mínimo haja um crescimento da nossa parte...

    Os autores ou editoras ao publicar um livro devem estar preparados para receber elogios e críticas, sabendo que principalmente as “críticas” nortearam o melhor desenvolvimento desse trabalho tão especial que é produzir Literatura.

    Leia mais^^
    Abs.
    https://cafeebonslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição, Kelly. Sim, é verdade. Há erros que prejudicam e muito a leitura. Como você bem disse, a ponte entre o autor e o leitor é a linguagem. É isso o que mais me encanta. A linguagem é tudo em um livro para mim. O que dizer da escrita de John Piper? Charles Swindoll ou Max Lucado? Acho que se as editoras deixarem passar algum erro, isso não importaria muito. Mas se fosse, como você disse, de coesão e coerência - o que é muito comum em livros traduzidos - nesse caso eu ficaria um pouco aborrecido. Obrigado pela presença do Café e bons livros aqui! #LeiaMais ^^

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo