6.10.17

Resenha #0036 - De Graça em Graça - Pri de Luz

Esse é um livro para quem está sofrendo.

Para quem precisar da Graça de Deus em meio à: 

Dor.

Luta.

Tempestade.

E também em meio aos momentos felizes. Por que não?

Vamos conferir? ;)




Autor: Priscilla Rocha Chaves (Pri de Luz)
Editora: Publicação Independente
Gênero: Devocional / Inspiração / Teologia
Páginas: 254
Skoob: Clique aqui

5 Estrelas

(se quiser conhecer mais obras da autora, não deixe de ler até o final para ver as fotos de todos os livros que ela já publicou até o momento.)

O livro "De Graça em Graça" é o segundo volume de uma série de três livros que abordam os mais variados aspectos da Graça de Deus na vida de todo ser humano. O primeiro volume foi escrito sob o título "Graça por Graça", o segundo é o que está sendo resenhado agora, já o terceiro (até o momento não publicado) terá como título "Graça sobre Graça". 

Livro 1: Graça por Graça
Livro 2: De Graça em Graça
Livro 3: Graça sobre Graça

Nesse segundo volume, a autora Priscilla Rocha Chaves, mais conhecida como Pri de Luz, discorre em cada um dos capítulos sobre a GRAÇA como poder que se aperfeiçoa na dor e na fraqueza. A Graça que nos faz suportar e superar dificuldades através dos traumas e problemas comuns do nosso dia-a-dia. Se você está precisando de um livro que te encoraje a encarar a dureza da vida, este é um deles.

O livro foi organizado para ser lido de maneira devocional - o que me alegrou muito. Os capítulos são curtos (+/- 3 ou 4 páginas por capítulo) e escritos de forma profunda. Cada um deles alimenta profundamente a sua alma - pelo menos se ela estiver faminta.

A leitura é leve e fluida, ideal para pessoas que não têm o hábito de ler por muito tempo. Você pega o livro, passam-se 2 ou 3 minutos e pronto! Capítulo finalizado. Alma saciada.

Mas do que se trata o livro especificamente?

Ele vai tratar sobre como superar a dor e o sofrimento através da Palavra de Deus. A autora vai analisar conosco problemas de sua vida pessoal, de pessoas que ela conhece, pessoas famosas e, sobretudo, de personagens bíblicos que passaram por problemas inimagináveis que, somente com a graça de Deus, eles puderam suportar e sair vencedores. Há problemas que conseguimos resolver sozinhos; outros, precisamos de ajuda divina.

Uma das passagens que mais me agradaram foi uma em que a autora menciona que há momentos de dor e sofrimento nos quais muitas pessoas costumam querer saber do futuro e conhecer os planos de Deus para a sua vida, mas aqui vai um belo trecho do livro para acalmar esses corações ansiosos:
Citação 1
Deixe-me fazer duas perguntas: Você acha que seria mais fácil lidar com os momentos inesperados da vida se soubesse com antecedência de como eles seriam? Acha que se tivesse noção de como Deus o ajudaria a passar por eles, talvez não ficasse desencorajado no meio? Minha resposta imediata a essas duas perguntas é: SIM! 
Mas pensando bem, acho que você não aguentaria saber de tudo que está por vir.
Página: 14

A maioria das pessoas, ao invés de tentarem viver "De Graça em Graça" parecem preferir viver de "Desgraça em Desgraça". Elas levam em consideração somente os aspectos ruins da vida e das provas, não conseguem enxergar que há sempre algo de bom nas lutas, mesmo parecendo tudo estar dando errado.

Muitos de nós, inclusive EU, costumamos observar a vida alheia e pensar que somos os únicos que estamos passando por problemas. Achamos que somos os únicos que sofremos. Que todos são felizes, menos nós. Bom, talvez essa história mude um pouco a sua opinião:
Citação 2
A vida pode ser comparada a um boi bravo que pegamos pelo chifre e dominamos ou ele nos derrubará! Conta-se que certa vez um jovem teve um sonho. Caminhando por uma estrada carregando uma cruz pesada, insatisfeito e cansado, pediu a um senhor que caminhava ao lado para trocar de cruz com ele. Sua cruz era enorme; e a do vizinho, pequena. Parecia uma injustiça. O ancião, maduro e ciente do que estava acontecendo, resolveu aceitar a troca. Assim que o homem mais novo pegou a cruz do velho, ela caiu, pois não suportou o peso! A cruz do jovem era de madeira; a do ancião, de chumbo!
Página: 34

Esse foi um trecho que falou bastante ao meu coração, pois eu costumo pensar que a minha cruz parece ser mais pesada que a do meu próximo. O problema é que talvez eu esteja invejando uma cruz de chumbo, enquanto carrego uma de madeira! 

Que cruz você está carregando?

A autora nos leva a uma introspecção magnífica em cada um dos seus capítulos. À medida que fui lendo essa obra, percebi o quanto somos tentados, por diversas vezes, a imaginar que Deus está indiferente aos acontecimentos das nossas vidas, como se Ele não se importasse.

Ele se importa.

Pensamos muitas vezes que Ele fica somente observando tudo acontecer.

Ele não está.

Somos tentados a achar que Deus é impotente em relação ao nosso sofrimento.

Ele não é.

Pensamos que Deus não nos ama.

Ele ama.

Para provar esses argumentos, a autora nos conta trechos de biografias de grandes homens de Deus que sofreram muito no passado e não O abandonaram, como o Dr. Benjamin B. Warfield. O propósito de Deus não é nos tirar do mundo, e sim nos proteger do mal.

Mas isso é bíblico?

"Não rogo que o tires do mundo, mas que o protejas do Maligno." Jo 17:15

Quando eu li esse versículo eu quase me engasguei com uma bala que estava comendo! (brincadeira rs)

Como eu nunca havia lido isso na Bíblia? (ou como não me lembrava?!)

Deus nos protege o tempo todo, mesmo em meio ao nosso sofrimento. Pode confiar.

Eu penso - e espero que você me compreenda - que alguns livros falam mais profundamente ao nosso coração quando estamos precisando deles. Estou passando atualmente por um momento difícil em minha vida e esse livro chegou na hora mais oportuna. Talvez se eu não estivesse sofrendo, ele não falaria tanto ao meu coração. Livros são como remédios: só fazem efeito se você estiver doente.

Eu poderia citar muitos e muitos outros trechos do livro, mas meu objetivo não é esse. Eu queria apenas compartilhar com vocês alguns trechos para que vocês sintam o "gostinho" que eu tive de ler essa obra.


Minha opinião:
Embora o livro tenha sido escrito por uma escritora amadora, ou seja, não foi publicado por nenhuma editora e sim de maneira independente, eu achei a qualidade do material, a revisão, o estilo literário e a capacidade argumentativa fenomenais. É verdade que alguns trechos do livro - apenas alguns mesmo! - não empolgaram tanto, mas isso de forma alguma tirou o mérito de toda a obra. Afinal, é impossível ler um livro e ficar empolgado com 100% do conteúdo. Isso ocorre até mesmo com livros de escritores famosos. Eu não tenho o que reclamar do livro e recomendo 100% para todos os meus amigos. 

Considerando que o livro foi escrito, revisado e publicado pela própria autora, e julgando um livro desse nível sendo publicado de maneira independente, eu não poderia dar menos do que 5 estrelas por três motivos:

1) Ele me edificou;
2) Ele me ajudou a enxergar alguns dos meus problemas através da ótica divina;
3) Ele me deu um pouco mais de alegria em meio ao meu sofrimento.

E isso, para mim, já foi digno de cada uma das estrelinhas que ele recebeu.

FOTOS NO FINAL DA PÁGINA!

* * * 
Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta










7 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Dafnes. Sim, é maravilhoso! Uma leitura suuper gostosa que você pode desfrutar ao acordar, ao ir dormir ou em meio à correria do dia-a-dia. Ou de uma vez só se quiser devorar. rs Mas, principalmente, ele é um livro edificante. :) Obrigado por comentar e apoiar o nosso trabalho! :-)

      Excluir
  2. Olha só! Gostei da resenha, Bruno, principalmente quando concluiu:

    1) Ele me edificou;
    2) Ele me ajudou a enxergar alguns dos meus problemas através da ótica divina;
    3) Ele me deu um pouco mais de alegria em meio ao meu sofrimento.

    Muito bom saber disso!

    Espero que outras pessoas se sintam também edificadas com a leitura, assim como você.

    Obrigada por suas considerações e avaliação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de quê. Livros bons devem ser divulgados e esse é certamente um deles. Estou suuuuper ansioso para ler logo o primeiro volume. ☺

      Excluir
  3. Concordo plenamente sobre o livro falar especialmente com os leitores que estejam passando por um momento difícil. Sem dúvida se trata de uma obra escrita de coração para corações. Ademais, compartilho da experiência edificante.

    ResponderExcluir
  4. Ansiosa para ler a obra! No momento, necessito muito: 1) "ser edificada", 2) conseguir "enxergar alguns dos meus problemas através da ótica divina" e 3) ter "um pouco mais de alegria em meio ao meu sofrimento".

    "Ele (Deus) opera em nós de diversas maneiras: não apenas dentro dos limites do que chamamos de 'vida religiosa', mas também por meio da natureza, do nosso próprio corpo, dos livros..." (Cristianismo Puro e Simples, C. S. LEWIS, p. 251).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário e sua visita aqui no Blog. :) Sim, esse livro me edificou bastante. Falou profundamente ao meu coração. Super recomendo para todos os meus amigos. :)

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo