29.8.17

Resenha #0025: O Monge e o Executivo - James C. Hunter

Ah, vai me dizer que você nunca leu "O Monge e o Executivo"? 

Não?!

Então agora você vai ter acesso à resenha completa dessa obra maravilhosa aqui no Blog Resenhas Cristãs!

Vamos conferir? ;) (Essa vai ser curtinha - prometo!)


Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Gênero: Liderança / Inspiração
Páginas: 127
Skoob: Clique aqui
Compre: Americanas 

5 Estrelas

Sinopse
Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes
Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O monge e o executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor

Resenha
John é o gerente de uma fábrica de vidros bem-sucedida. Infelizmente sua vida pessoal não anda tão bem quanto sua vida profissional. Rachel, a esposa de John, não consegue de jeito nenhum conceber um filho. E, depois de anos tentando, eles decidem adotar uma criança. Com o passar dos anos, entretanto, a vida cheia de dinheiro e luxúrias foi ficando cada vez mais vazia. 

Sem sentido. 

Sem propósito.

É nesse momento em que Rachel propõe ao seu marido que ele participe de um retiro espiritual no interior da cidade composto de monges e frades que passam sua vida inteira ali estudando e dando palestras para grandes empresários e gerentes estressados. De início, John reluta bastante, mas depois que ele conversa com o pastor de sua igreja e descobre que o famoso empresário Leonard Hoffmann largou todo seu dinheiro e sua vida como dono de uma grande empresa para trabalhar como monge dentro do convento, bom, John não conseguiu resistir à vontade de aceitar a proposta da esposa, mesmo que fosse só para conhecer o renomado ex-empresário.

Chegando no convento, John conhece Simão – nome pelo qual Leonard Hoffmann é conhecido. Ambos começaram a se encontrar quase que diariamente e, assim, Simeão o ajudava a se tornar uma pessoa melhor e enxergar seus próprios defeitos. O objetivo do retiro é participar de uma série de palestras com o tema “A Verdadeira Essência da Liderança”. Muitos enxergam a liderança como o fato de estar no poder, estar mandando em alguém ou estar no topo. Aqui Simeão (antigo Leonard Hoffmann) ensina ao John – e a nós também – qual é o verdadeiro sentido da palavra liderança e como ela influencia as pessoas ao nosso redor.

Ler esse livro nos dá a sensação de estarmos dentro do convento junto com John e Simão. Os cenários são muito bem descritos e o ambiente muito bem elaborado. O livro é praticamente um livreto de autoajuda sobre liderança, porém escrito em forma romanceada o que, na minha opinião, deixou o conteúdo mil vezes mais gostoso e intrigante.

O que mais gostei no livro foi a forma simples como o autor explica temas complexos como Poder, Autoridade, Influência, Liderança e Relacionamento. Se há algo que eu aprendi nesse livro e nunca mais esquecerei é a diferença entre Poder e Autoridade:

Poder:
Através dele é possível convencer alguém a fazer algo coercitivamente, ou seja, pela força da posição que ocupa. Mesmo que o outro não esteja disposto a fazê-lo. Um bom exemplo disso é quando o pai de uma criança dá a ordem ao seu filho e ele o obedece puramente com o objetivo de não ser castigado. Se não houvesse castigo ou a perda de um benefício, o filho certamente não o obedeceria.

Autoridade:
É a habilidade de convencer alguém a fazer algo, mas através da influência pessoal que se exerce sobre a pessoa, de maneira que a mesma execute a atividade de boa vontade. Ou seja, é convencer alguém a te obedecer por quem VOCÊ É, e não por sua imposição. Um bom exemplo é aquela antiga frase que ouvimos:
“Eu atravessaria paredes por ele".

Aqui aprendi que um bom líder não é aquele que manda e desmanda, mas aquele que influencia. Talvez dentro de um ambiente organizacional (empresas e escolas) as coisas funcionem à base do poder. Ou você obedece ou é punido. Mas em igrejas e organizações sociais as pessoas não estão ali por obrigação. Elas estão por prazer ou por livre e espontânea vontade. 

Eu tenho grande estima pelo maestro da orquestra onde eu toco saxofone atualmente (Alexandre). Para mim ele é o exemplo de líder perfeito. Ele sabe ser duro quando é necessário, mas também sabe ser flexível quando lhe é exigido. Frequentemente meu maestro nos convoca para participarmos de alguns eventos evangelísticos como passeatas em ruas em dias ensolarados de domingo. Embora eu nem sempre esteja fisicamente disposto a participar de todos os eventos – ainda que ele nos convoque por vários domingos consecutivos – sei que ele precisa de mim lá. Ele conta comigo. O mínimo que eu devo fazer é honrar o nosso compromisso e ajudá-lo nesse trabalho, mesmo não estando plenamente disposto. Aprendi com esse livro que meu maestro exerce autoridade sobre mim, ao invés de poder. Eu não o obedeço por imposição. Não temo punições ou perda de benefícios. Obedeço-o, sim, porque reconheço que posso contar sempre com ele e, ele, por sua vez, pode sempre contar comigo.

Liderança é isso. 

Um elo entre o líder e o liderado. Confiança mútua entre ambas as partes e, mesmo sem talvez nunca ter lido esse livro, meu maestro aplica diariamente a lei da autoridade ao invés da lei do poder.

Eu já tive um líder que trabalhava aplicando a lei do poder. Ou obedecemos ou caímos fora. Posso assegurar que essa era a pior maneira de se liderar um ser humano. 

Prometi que essa resenha seria pequena, e espero que tenha sido mesmo. Mas eu disse tudo o que precisava ser dito – ou talvez um pouco mais.

Esse é um daqueles livros que eu nunca emprestarei nem jogarei fora. Guardo-o com carinho. Lerei para meus futuros filhos e guardarei essa relíquia preciosa por gerações.

Moral da história:

John é transformado por uma renovação de entendimento. Ele volta para casa um novo homem depois das palavras com Simeão. Ele aprende o que está escrito no subtítulo do livro: 

A Essência da Liderança. 

Depois disso John nunca mais será o mesmo. 

E certamente você também não.

Mas qual é a mensagem do livro?

A verdadeira essencia da liderança está em servir aos outros. Pois até o Filho do Homem veio para servir e não para ser servido. E dar a vida em resgate de muitos.

Lindo. 

À propósito, depois dessa resenha fiquei com vontade de reler esse livro. Acho que vou começar hoje mesmo! 

Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta




11 comentários:

  1. Com certeza este livro é um dos melhores que já li sobre liderança.
    Não há como não se apaixonar e desejar ser como o "Simeão" da história, né?

    Como sempre, caprichou na resenha, Bruno ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla. Obrigado pelo elogio. Sim, Simeão foi um personagem marcante na história. Não tem como esquecer. Até mesmo sua fala era calma, serena e confortadora. Sempre paciente e atenciosa. Um livro inesquecível que continuará encantando pessoas de geração a geração. Um clássico.

      Excluir
  2. Já queria ler. Agora então,quero mais ainda.👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura vale muuuito a pena, Edilaine. Todo mundo que eu conheço super recomenda esse livro. :)

      Excluir
  3. Oie, é a Mari do EntreLinhas, enfim consegui vir aqui, muito legal o blog, tá bem organizado e parabéns por tantas resenhas!! To precisando me organizar pra fazer mais rsrs (PS: to louca pra ler esse livro já tem um tempo!!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari. Obrigado pelo comentário. O Monge e o executivo é um leitura mais que recomendada. Parece não ser cristãos, mas quando se entra a fundo na história percebemos que a mensagem do autor é completamente bíblicas e baseada no evangelho de Jesus - a servidão ao próximo. Estou também ansioso pelas suas vídeo resenhas, sobretudo acerca dos livros do Philip Yancey. Eu me inscrevi no seu canal e estou aguardando as notificações pelo "sininho". rs

      Excluir
  4. Oi! Vim conhecer um pouquinho do seu trabalho e acabei fisgada por essa resenha. Esse livro é um dos preferidos do meu pai. Sempre tive curiosidade sobre ele, agora, após ler sua resenha, decidi lê-lo.
    Parabéns pelo blog e pela resenha! Muito bacana compartilhar seus aprendizados.
    Que Deus te abençoe e muito sucesso!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, BIA. ESSE É UM DOS MELHORES LIVROS QUE O James Hunter JÁ ESCREVEU. EU ADORO ESSE AUTOR. VOCÊ REALMENTE PRECISA LÊ-LO. PARABÉNS PELO SEU BLOG TAMBÉM. MUITO LEGAIS AS RESENHAS. 😀

      Excluir
  5. Sabe que eu nunca tinha dado bola ora esse livro? Acho que era um preconceito meu.. rsrs

    Mas, depois de ler sua resenha, entendi a ideia central e fiquei com vontade de ler. Ainda mais que é fininho... rsrs

    Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Dafne. Que gostoso abrir o blog hoje e ver uma chuva de comentários seus. Isso é o que faz valer a pena continuar escrevendo e publicando conteúdo. :) Sim, esse livro foi um divisor de águas para mim. Nunca vou esquecer da diferença entre "poder" e "autoridade". Isso me marcou de tal maneira que eu nem sei explicar direito. Hoje aprendi que devemos sempre exercer "autoridade" sobre as pessoas, ao invés de "poder". Essa é a melhor maneira de se manter bons relacionamentos e se conseguir o que se deseja de forma natural e não forçada. Existe ainda um segundo e um terceiro volume desse livro. Pretendo comprá-lo em breve. :) Dá uma chance para ele, vai? Tenho certeza de que você não irá se arrepender. ;)

      Excluir
    2. Receber comentários é mesmo o "combustível" dos blogueiros... É tão bom saber que alguém leu e que foi útil pra alguém. :)

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo