18.7.17

Resenha #0009: O que é Fé? - R.C. Sproul

Você sabe a diferença entre Fé e Esperança?

Se você tiver Fé que seu time favorito irá ganhar o campeonato, será que isso vai acontecer? Ainda que usa Fé seja do tamanho da Fé de Moisés, Elias e Paulo?

Se você for a pessoa mais fervorosa do mundo, será que você conquistará tudo o que desejar?

A Fé realmente funciona?

R.C.Sproul, famoso apologeta, resolveu escrever uma série de 21 livros com o título "Questões Cruciais". Meu desejo é comprar todos e resenhá-los aqui. Infelizmente só li o volume 8 até o momento. Futuramente irei ler os outros.

Vamos conferir? ;)


R.C.Sproul faz um estudo simples e rápido sobre alguns aspectos da Fé. Primeiro ele começa dissecando o que é a Fé em si e como os cristãos a entendem. Gostei particularmente da parte onde Sproul disse que podemos ter Fé nas promessas de Deus, pois Ele irá cumprir todas as suas promessas em nossas vidas. Uma promessa feita por Deus tem 100% de garantia de que será cumprida. Por isso podemos nos deleitar em suas promessas, pois ele sempre as cumprirá. 

Por outro lado...

Há pessoas que têm Fé que Deus pode realizar seus próprios sonhos, sem que Deus tenha feito alguma promessa. É claro que Deus "pode" realizar seus sonhos se você tiver Fé, mas...

Não há garantias.

Como assim? É simples. Sua Fé não manda em Deus. Deus não age de acordo com a sua Fé. Ele age de acordo com a Sua soberana vontade. Lembra daquele hino que cantamos na igreja?

Deus vai cumprir os Seus planos em mim
Ele vai fazer o que LHE apraz.
Sou ter servo, sim, mas Ele é Deus
O impossível vai acontecer....

Embora todos nós cantemos esses louvores em casa e na igreja, não percebemos que a letra da música deixa claro que Ele vai cumprir os planos dEle em nossa vida, e não os NOSSOS planos. Já parou para pensar nisso?

Existem dois tipos de Fé. 1) A Fé de que Deus existe. Essa até o Diabo tem. (Tiago 2:19). Contudo, existe outro tipo de fé. 2) A Fé em algo que Deus nos prometeu. Essa fé jamais pode ser quebrada. 

Por quê?

Alguém já te prometeu algo e depois não conseguiu cumprir? Prometeu que te ajudaria, mas algo deu errado, a pessoa morreu, se machucou, ficou desempregado, perdeu o controle da situação, enfim....acabou não conseguindo cumprir a palavra? Tenho certeza que sim.

Mas isso NUNCA acontecerá com Deus. 

E por quê? Porque Deus não está sujeito a imprevistos. Ele nunca é pego de surpresa. Não fica doente. Não fica desempregado. Não perde o controle de nada. Portanto, se ele promete, não há nada que o impeça de cumprir. Nada.

Mas e se eu for infiel a ele? 

Tenho uma resposta para você:

Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:13

Deus prometeu que iria dar um filho a Abrão. Abrão creu, mas foi infiel deitando-se com Agar. O que Deus fez? 

Cumpriu sua promessa. 

Por quê? Porque ele não pode volta atrás. Se Ele prometeu, ele cumpre. Isso faz parte do caráter dele. Deus não fala a verdade. Ele "é" a verdade.

Depois de algumas páginas explicando o conceito real de Fé, R.C.Sproul começa a nos dar alguns exemplos de personagens bíblicos que obtiveram bom testemunho de Fé na Bíblia, seguindo a famosa "Galeria dos Heróis da Fé" listada em Hebreus 11. Aqui estão os personagens sobre os quais ele discorre:

* Abel: Dando honra a Deus;
* Enoque: Agradando a Deus;
* Noé: Um louco por causa de Cristo;
* Abraão: A Fé que obedece;
* Sara: Considerando Deus como Fiel;
* Abraão: Crendo no poder da Ressurreição;
* Os Descendentes de Abraão: Um Legado de Fé;
* Os Pais de Moisés: Fé na Providência;
* Moisés: Contemplando a Recompensa.

Sproul explica detalhadamente, porém de maneira rápida, a história e o pano de fundo por trás de cada um dos personagens acima. Gostei bastante da forma resumida e sincera como ele os estudou. Deu para fazer um "resumão" do pentateuco aplicado à vida real. 

Para finalizar, Sproul explica um pouco sobre a doutrina da "Eleição", que pode gerar um pouco de confusão para os que nunca ouviram falar nela ou não concordam com ela. 

Deixe-me dizer só mais uma coisa que tenho aprendido ao longo da minha vida. Por mais que estudemos e leiamos sobre Fé na Bíblia e até mesmo escutemos testemunhos de fé nas nossas igrejas, só é possível compreender a verdadeira dimensão da fé quando formos testados por Deus. Digo isso porque estou passando atualmente por tribulações que nunca imaginaria estar passando. E para suportar provas desse tamanho, não basta somente conhecer o conceito de fé.

É preciso VIVER a fé. 

Gosto particularmente de uma frase que li em algum livro há muito tempo. Infelizmente não me lembro onde, mas essa frase nunca mais saiu da minha cabeça.

Você só vai compreender o que é ter "Fé", quando você estiver em uma situação em que tudo o que você tiver em sua mão for a "Fé".

Deu para compreender? Vou explicar melhor.

Se você ficar doente e tiver dinheiro para comprar remédio, você não precisa de Fé.
Você compra o remédio.
Se você quiser comprar um carro e tiver um bom emprego, você não precisa de Fé.
Você economiza e compra.
Você sempre vai buscar soluções humanas em primeira instância, enquanto Deus fica para segundo plano. Você acha que não precisa dEle.

Entretanto...

Se você estiver com câncer e não tiver nem dinheiro nem família que te ajude. TUDO o que lhe sobra é a FÉ que Deus pode te curar. E é ele a quem você recorre primeiro. 
Se você precisa de um carro e não tem condições, você busca a Ele. Pede a Ele que lhe dê um. 

A diferença entre o primeiro caso e o segundo é que no primeiro você deixa Deus por último. Não vive pela Fé. Já no segundo, você SEMPRE recorre a Ele em primeiro lugar. Isso faz com que sua Fé se amadureça e você reconheça o tempo todo que você é TOTALMENTE dependente dEle.

Resumindo: O livro é TOP! Super recomendo. Todos precisam ler. Ele nos ensina e dependermos INTEIRAMENTE de Deus.

E por falar em dependência, acabo de me lembrar de um louvor linda que minha esposa costuma ouvir com muita frequência. Vamos terminar essa resenha louvando a Deus? :)

Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          





3 comentários:

  1. Amei,parece ser lindo esse livro. #FÉ

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma leitura que nos auxilia a entendermos o correto exercício da fé. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. A fé está presente em tudo nas nossas vidas.
    www.refugiodospregadores.com

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo