26.9.17

Resenha #0033: Fé em Jesus Cristo - Hermisten Maia

Será que é possível provar que Jesus era 100% homem e, ao mesmo tempo, 100% Deus? 

Como isso é possível?

Por que Jesus tinha que ter essas duas características ao vir à terra?

Vamos conferir? ;)

Autor: Hermisten Maia
Editora: Editora Cruz
Gênero: Cristologia / Teologia
Páginas: 142
Skoob: Clique aqui

4,5 Estrelas



Na resenha de hoje vou falar do quinto e último livro que eu recebi em parceria com a Editora Cruz. Se você ainda não a conhece, corre lá no site dela agora mesmo para dar uma espiada no catálogo de livros que ela está disponibilizando. Os livros são muito bacanas e bastante edificantes. Como vocês já devem ter percebido - isso se vocês me acompanham regularmente - a Editora Cruz tem se destacado pela publicação de obras de gênero reformado. Se você aprecia obras reformadas, assim como eu, a Editora Cruz é uma ótima opção para você buscar material de qualidade a preços acessíveis. Se você não é adepto da teologia reformada, ainda assim recomendo a editora para você. Suas obras são bastante humildes e não visam jamais promover a discussão e o debate acalorado sobre qual escola de pensamento está correta ou errada. Além disso, em seu catálogo, há também títulos que não discorrem sobre a teologia reformada, como biografia do apóstolo Paulo, comentário expositivo da carta aos Filipenses, livros sobre a verdadeira felicidade e outros. 



Dada a introdução, vamos ao que interessa!

Em "Fé em Jesus Cristo - Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem" o reverendo Hermisten Maia - pastor presbiteriano, teólogo reformado e escritor, nos apresenta um estudo sistemático e objetivo sobre as evidências que atestam a veracidade da dupla natureza de Cristo: Ele foi Deus e homem ao mesmo tempo. Como explicar isso? 

Citação 1
Um dos pontos altos da cristologia é a realidade da duas naturezas de Cristo. Esse é um ponto que a Bíblia deixa bem claro. Jesus, o Cristo, é plenamente Deus e plenamente homem. E a partir daí, mesmo com os mistérios dessa afirmação dependendo da nossa fé, e por conseguinte, a nossa salvação. Era necessário que o redentor fosse plenamente Deus, mas ao mesmo tempo, plenamente homem. O Cristo deveria ser plenamente homem para que recebesse sobre si o peso e a culpa do pecado. Mas também deveria ser plenamente Deus para que pudesse cumprir a lei e, recebendo a si a ira de deus, deu ao seu sacrifício um valor permanente.
Página: 10


É possível que você ainda fique um pouco confuso com a afirmação acima. Sim, a compreensão da dupla natureza de Cristo não é assim tão simples de se entender. Primeiro precisamos da fé para crermos nisto, e depois um pouquinho de apologética é sempre bom, não é mesmo? ;) 

No capítulo 2 o reverendo Hermisten Maia nos apresenta as evidências de que Jesus é 100% Deus. Ele nos fornece informações e trechos bíblicos claros de que a Divindade de Cristo foi reconhecida e demonstrada pelos seguintes agentes:

- Pelo Pai e pelo Espírito Santo (Mt 3.16-17)

- Por Ele mesmo (Mt 11.27)

- Por Seus Discípulos (Mt 4.33) (Jo1.1-3,14,18)

- Pelos próprios demônios (Mt 8.28-29) (Mc 1.23-24)

Além disso, a deidade de Cristo foi também demonstrada através de:

- Títulos Divinos (Jo 1.1,18) (Jo 20.26-28)

- Perfeições Divinas 
(Onisciência, Onipresença, Onipotência, Eternidade e Imutabilidade)

- Obras Divinas 
(Autoridade para perdoar pecados, poder sobre demônios, poder sobre a natureza, ressurreição do seu Povo e juízo final)

Resumindo, se o Espírito Santo, Jesus, os Discípulos e até mesmo o diabo reconheceu que Ele era Deus, quem poderá dizer o contrário? Esse é um daqueles capítulos que certamente nos daria base bíblica sólida para debatermos com uma testemunha de Jeová que - segundo me informaram - não crê na deidade de Cristo. Depois de ler esse capítulo fica impossível perder um debate!

No capítulo 3 o reverendo Hermisten Maia começa a nos apresentar as evidências de que Jesus também era 100% homem. Ele vai usar o seguintes argumentos:

- Jesus chamou-se homem (Mt 4.4)

- Ele veio em carne (Jo 1.14) e (Jo 4.2)

- Ele é contado genealogicamente como homem (Mt 1.1,16,17)

- Ele é nascido de mulher (Mt 1.18) e (Gl 4.4)

- Ele esteve sujeito às leis da natureza humana (Mt 2.1)
(Nasceu e cresceu, obedeceu e morreu)

- Teve necessidades, características e sentimentos humanos
(Fome, sede, cansaço, sono, chorou, foi tentado, ficou triste e orou)


No capítulo 4 aprendemos sobre como que as duas naturezas de Jesus se juntam e se tornam uma única pessoa. Vou parar por aqui para não deixar a resenha muito longa, mas acho que já deu para perceber a profundidade do livro, não é mesmo?

O autor escreveu essa obra repleta de citações de outros escritores renomados como João Calvino, John Stott, John Piper e outros. Assim, percebe-se que o livro foi muito bem embasado teologicamente. Digo que depois de ler essa obra fica impossível duvidar da dupla natureza de Cristo.

Em determinado momento, vemos uma citação de João Calvino que me fez compreender de forma muito clara e objetiva a dupla natureza de Cristo comparada ao ser humano:
 Citação 2
"Se é possível encontrar alguma coisa que se assemelhe ao mistério da encarnação, é a comparação com o homem. O que vemos é que o ser humano é composto de duas naturezas, sendo, porém, que uma não se mistura com a outra, cada qual retendo a sua propriedade, porque a alma não é corpo, e o corpo não é alma. Claro está que o que particularmente se diz da alma não se pode dizer ao corpo, e, paralelamente, o que se diz ao corpo não pode ser dito com propriedade da alma; quanto ao homem, dele não se pode dizer o que é próprio do corpo ou da alma, separadamente dele. Entretanto, assim composta dessas duas substâncias é um só homem, e não muitos. Tal maneira de falar significa que há no homem uma natureza composta de duas unidades, e que, todavia, há diferença entre ambas. A Escritura fala dessa forma em relação a Jesus Cristo. Algumas vezes Lhe atribui o que só pode ser reportado à humanidade; outras vezes o que se aplica conjuntamente às duas naturezas unidas, e não somente a uma delas. E até exprime tão diligentemente a união das duas naturezas existentes em Jesus Cristo, que comunica a uma o que pertence à outra - maneira de falar à qual antigos doutores davam o nome de comunicação de propriedades".
Página: 56

Extraído de: "As Institutas da Religião Cristã, Cultura Cristã, 2006, Vol 2 P.72

Resumindo, assim como nós, homens, podemos ser 100% corpo e 100% alma, Jesus também pôde ser 100% homem e 100% Deus. Não há menos alma ou menos corpo em nós. Somos compostos das duas unidades. Dois em um. 

Ah, falando em dois em um, gostaria de recomendar um livro que a Editora Cruz acaba de lançar, inclusive foi o livro da parceria com a Box 95 de Agosto (se não me engano). Trata-se dos livros "Quem é e quem foi Jesus" e "A Essência da Igreja" do teólogo alemão Dietrich Bonhöffer, aquele que participou da operação Valquíria para matar Adolf Hitler - Pelo menos é o que dizem.

Dá só uma olhada: (Compre aqui)


Isso é o que eu chamo de dupla unidade! 

Bom, acho que deu para compreender - mesmo que basicamente - do que o livro se trata. Se você deseja aprender mais sobre Jesus e sobre a sua dupla natureza - humana e divina - esse livro é o ideal para começar seus estudos. A linguagem é simples e acessível a todo e qualquer público.

Para entender a razão pela qual Jesus teve que vir em forma humana e divina ao mesmo tempo, bem, você precisa ler o livro, pois somente com exemplos bíblicos, trechos de outros livros e uma explicação bem elaborada do autor é que teremos uma compreensão melhor desse mistério.

Se você quiser saber mais sobre o reverendo Hermisten Maia, visite o site da Editora Cruz para conhecer mais sobre suas obras. Ele escreveu livros como:

  • "Introdução À Metodologia das Ciências Teológicas" (EDITORA CRUZ)
  • "Fé em Jesus Cristo: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem" (EDITORA CRUZ)
  • "A Soberania de Deus e a Responsabilidade Humana" (EDITORA CRUZ) 
  • A Felicidade Segundo Deus: Teologia Para a Vida na Perspectiva das Bem-Aventuranças (EDITORA CRUZ)
  • A inspiração e inerrância das Escrituras: uma perspectiva reformada (Cultura Cristã)
  • Calvino de A a Z (Vida)
  • Fundamentos da teologia reformada (Mundo Cristão)
  • "Eu Creio no Pai, e no Filho e no Espírito Santo" (Fiel)
  • "Raízes da Teologia Contemporânea" (Cultura Cristã)
  • "A Tua Palavra é a Verdade" (Editora Monergismo)
  • "Breve Teologia da Evangelização" (Publicações Evangélicas Selecionadas)


Outras obras da Editora Cruz:




E aqui encerra-se a maratona de resenhas de Editora Cruz. Se você quiser conferir as outras, segue os links abaixo:

1) A Doutrina da Eleição - Leia aqui
2) Filipenses - Leia aqui
3) A Fascinante vida do Apóstolo Paulo - Leia aqui
4) Jonathan Edwards - Leia aqui


Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          



2 comentários:

  1. Gente, essa editora Cruz tens uns livros que parecem ser muito bons, Hein? Nunca li nada ainda desa editora, mas pelo que estou conhecendo aqui pelas resenhas do Bruno super me interessei.

    Esse livro em especial, parece ser daqueles que tem bastante conteúdo e muito acrescenta na vida da gente. Um livro cheio da Palavra de Deus e que traz muitos esclarecimentos :D

    Como sempre, continue com suas resenhas enriquecedoras ;) Sempre ótimas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio. Ficamos feliz com os seus comentários:)

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo