7.9.17

Resenha #0029: Filipenses - Desenvolvendo a Mentalidade Cristã - Sandro Amora

Pensa em uma carta feliz - muito feliz - escrita por um homem sofrido - muito sofrido - dirigida a uma igreja boa - muito boa - ensinando-a a brilhar como estrelas bonitas - muito bonitas - em meio a um mundo corrompido - muito corrompido.

Pensou?

Então, essa é a carta que Paulo escreveu à igreja de Filipos, na Macedônia. 

A famosa "carta mais feliz" de Paulo.

Vamos conferir? ;)


Autor: Sandro Amora
Editora: Editora Cruz
Gênero: Comentário Bíblico
Páginas: 144
Skoob: Clique aqui

4 Estrelas

Fala galera, tudo bem com vocês? Hoje eu vim trazer uma resenha bem curta e rápida. Afinal, hoje é feriado e, bem, eu não queria deixar o feriado passar em branco sem postar uma resenha nova para vocês. :)

Bom, para começar, eu vou falar bem pouco do livro e mais do que eu aprendi com ele. Eu havia tido recentemente uma experiência bastante ruim com um outro comentário bíblico expositivo da carta aos filipenses publicado por uma outra editora. Então, comecei a ler esse livro com muuuito receio. E até que ele não decepcionou. Acredito que essa obra me levou a amar ainda mais a carta à igreja de Filipos. Irei lê-la mais vezes no futuro para extrair todo o conhecimento que ela tem para me passar.

Em primeiro lugar, o que eu achei de fascinante nesse livro é que já na introdução o autor nos dá um breve resumo do contexto em que Paulo se encontrava ao escrever essa carta e, além disso, ele também nos mostra a passagem no livro de Atos que descreve tudo o que Paulo passou na cidade de Filipos. (Prisão, espancamento, escárnio e um monte de outras coisas ruins) Caso você queira ler essa passagem para relembrar esse episódio, consulte o capítulo 16 do livro de Atos.

Ao nos introduzir ao histórico da vida de Paulo na Macedônia, eu pude compreender melhor a carta em sua totalidade. Confesso que quando eu lia a carta aos Filipenses eu não conseguia fazer aquele "link" entre a carta e os acontecimentos na cidade filipense. O que me impressionou ao longo desse livro foi que ele deixou a história dos filipenses mais viva para mim. A ligação entre Atos 16 e a carta aos filipenses tornou-se, para mim, uma passagem única da Bíblia. Não consigo mais ler essa carta sem me lembrar de Atos 16. Somente lendo essa passagem da Bíblia é que você vai tirar todo o proveito da carta que Paulo escreveu.

A estrutura do livro é dividida em 4 capítulos onde cada capítulo se dedica exclusivamente a um capítulo específico da carta. Cada capítulo é subdividido em versículos. O autor nos expõe o versículo 1 da carta e depois vem com dois ou três parágrafos expositivos sobre aquele verso específico. Depois ele nos expõe o versículo 2 e, em seguida, nos explica novamente o que ele significa. O livro estuda e explica cada um dos versículos de toda a carta aos Filipenses.

Aprendi também com essa obra que, sempre que eu for ler uma carta de Paulo a qualquer uma das igrejas que ele fundou, é EXTREMAMENTE necessário ler, antes de tudo, o relato bíblico que descreve suas atividades naquela cidade. Ou seja, antes de ler a carta aos Efésios, leia primeiro o que Paulo fez e sofreu em Éfeso no livro de Atos. Antes de ler a carta aos Colossenses, leia primeiro o que aconteceu na cidade de Colosso. E assim por adiante. Eu não tinha essa prática e esse livro me ensinou a fazer isso. Essa disciplina irá aumentar sua interpretação e compreensão das cartas Paulinas extraordinariamente. Faça o teste para você ver. :)

Calma, calma. Eu já estou acabando. Prometo.

Agora, quanto à capacidade expositiva do autor, eu realmente não posso dizer nada. Ficou claro seu domínio sobre o assunto. Através de uma extensa - e coloca extensa nisso - bibliografia, Sandro Amora nos cobre de informações históricas e exegéticas sobre a cidade, debates bíblicos sobre passagens polêmicas e outras informações não tão mencionadas nas igrejas, como: quem levou a carta de Paulo aos Filipenses (Epafrodito), onde Paulo estava preso (Prisão Domiciliar) e o que os Filipenses estavam enviando a Paulo (dinheiro). Eu pude ter uma visão mais clara e amorosa sobre os cristãos de Filipos através desse comentário expositivo. De fato, agora a carta aos filipenses é a minha carta favorita. :) 

Aprendi a praticar a humildade, me alegrar em meio às provações e ver sempre o lado bom em tudo. Assim como Paulo via em suas cartas.

Quanto à escrita do autor, devo dizer que ele expõe os assuntos de forma clara e direta. Sem rodeios e sem enrolar. Para quem gosta de aprender só o que é necessário, essa é uma ótima obra. Confesso que achei alguns capítulos um pouco lentos e muito detalhados às vezes, mas creio que essa seja uma característica de todo comentário bíblico. Explicar cada versículo minuciosamente. 

Quanto à capa, eu preciso tirar o chapéu. Para mim essa é a capa mais linda da minha prateleira. Dê uma olhada de novo, se quiser. Veja Paulo com suas correntes nos pés e nos braços escrevendo em seu rolo de pergaminho. Não sei quem está ao seu lado, se é Timóteo ou Epafrodito, só sei que essa capa ganhou o prêmio de capa mais linda do ano. rs 

Enfim, para finalizar, presumo que o livro cumpre o que promete. Realmente é possível, sim, desenvolver uma mentalidade cristã através da leitura e do estudo da carta aos Filipenses. Essa é uma das cartas mais linda que Paulo já escreveu. Ela é curta, gostosa e profunda ao mesmo tempo. 
Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta







6 comentários:

  1. "Comecei a ler com muito receio", "Capa mais linda da minha prateleira", rsrsrs

    Brincadeiras à parte, não li esse livro, mas pelo que descreveu, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Parece um excelente livro. Amo a carta de Paulo aos Filipenses, talves escreva um volume sobre ela em meus comentários devocionais. Parabéns pela resenha amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, ficarei ansioso por pela publicação desse comentário, irmão Luiz. 😀

      Excluir
  3. Olá Bruno, gostei da resenha.

    Amei essa dica da conexão entre o livro de Atos e as cartas de Paulo, muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também descobri essa dica só agora. rsrs me ajudou muito!

      Excluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo