27.8.17

Resenha #0024: A Doutrina da Eleição - Leonardo Honda

E aí, galera, tudo bem? Hoje vim trazer a resenha do segundo livro recebido através de parceria com a Editora Cruz. Um tema bastaaaaante polêmico!

Vamos conferir? ;) 

Bônus: Primeiro capítulo do livro disponível no final da resenha!


Autor: Leonardo Honda
Editora: Editora Cruz
Gênero: Exegese / Doutrinas Bíblicas
Páginas: 135
Skoob: Clique aqui

5 Estrelas
Sinopse
O que o leitor vai encontrar nessas próximas páginas desse livro é o resultado de um estudo aprofundado e minucioso que o Leonardo Honda Bastos nos apresenta depois que definiu esse assunto como o tema do seu trabalho de conclusão do seu curso de teologia, na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.
O livro que você tem em mãos é claramente oportuno, pelo menos por duas razões importantes: A primeira razão é que comemoramos os quinhentos anos da Reforma Protestante, movimento que trouxe como ênfase cinco pontos bem conhecidos: somente a Escritura; somente a Graça; somente Cristo; somente a e somente a Deus toda a glória. Diante do impacto que a Reforma proporcionou, festejar e agradecer por esse movimento ocorrido há meio milênio é questão de valorizarmos o que temos como legado de uma geração que pagou com a própria vida a fidelidade às Escrituras Sagradas opondo-se de modo direto aos desmandos doutrinários e éticos do clero daqueles dias do século dezesseis.
Minha expectativa é que através desse estudo e da meditação na Palavra de Deus você cresça na sua fé de que Deus é sábio e soberano de que ele é soberano e pode trazer à vida o mais terrível pecador, por sua graça imerecida, para que somente ele mesmo receba todo o louvor e glória.

Minha opinião sobre Soteriologia

Bom, para começar, eu preciso dizer que essa obra trata de um dos assuntos mais polêmicos da atualidade no meio cristão. A famosa "Doutrina da Salvação", também chamada entre os teólogos de "Soteriologia". Na minha humilde opinião eu acredito que esse assunto ficará sempre em aberto, pois sempre haverá impasses sobre qual tipo de prédestinação é a que mais se aproxima da Bíblia: "Préciência" ou "Prédeterminismo"? Embora todas as escolas de pensamento usem a Bíblia para fundamentar suas ideias, ainda assim não se chega jamais a um consenso. Se você já parou para assistir a um debate sobre "Calvinismo x Arminianismo" no Youtube você provavelmente percebeu que o debate não tem fim. Entra teólogo, sai teólogo, e ninguém convence ninguém. O povo só sai cada vez mais confuso. Diante disso, eu vou dizer para vocês que minha posição em relação a esse tema tão complexo da Palavra de Deus é completamente neutra. Quando chegamos a um ponto de divergência extrema onde há inúmeras possibilidades de entendimento, lembro-me sempre do famoso profeta Isaías:

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os meus caminhos os caminhos de vocês". Isaías: 55.8


Há assuntos na Bíblia que simplesmente não podem - ou talvez não deveriam - ser sistematizados. Acredito eu que sistematizar a teologia é como tentar sistematizar Deus. Colocá-lo em cima da mesa e montar um quebra-cabeças e, depois de muitos anos, finalmente chegar a compreender a totalidade de Deus e como ele trabalha. Deus não pode ser compreendido nem estudado. Ele está muuuuito acima de nós. Mas, é claro, isso não significa que não podemos fazer inferências e conjecturas para aumentar o nosso nível de compreensão sobre a nossa fé. Só acho que  as discussões soteriológicas (sobre a salvação) atualmente nas redes sociais têm sido um pouco exaltadas demais e, a meu ver, completamente desnecessárias. Tanto calvinistas quanto arminianos serão salvos, independente da escola de pensamento soteriológica em que creem. Como Jesus disse: "O maior mandamento é amar o próximo". E, se um calvinista ou um arminiano ofende o outro por causa de seu pensamento, logo, penso eu, o amor de Deus não está nele. Graças a Deus o Leonardo Honda não faz isso nessa obra. Ele defende seu ponto de vista de maneira humilde e sincera. Parabéns Leonardo! 

Essa foi a minha introdução ao assunto. Agora, vamos ao livro!

Resenha
Esse é um daqueles livros que você lê e pensa: "nossa, porque nunca me falaram disso antes?!" O autor, Leonardo Honda, nos presenteia com uma obra simplesmente maravilhosa por dois motivos: primeiro porque ele não gasta toda a sua tinta discorrendo sobre a doutrina da eleição de forma enfadonha e massante. Não, esse não é o seu estilo literário. O autor preferiu iniciar seu pensamento provando em primeiro lugar a origem e a autoria da carta que Paulo escreveu a Timóteo, seu filho na fé - para nos assegurar de que o versículo base utilizado nesse livro (2Timóteo 1.9) é realmente de autoria do apóstolo e de inspiração divina.

Eu vou confessar a vocês que eu aprendi muito com essa obra. Primeiro porque eu nunca havia lido nada sobre o assunto. A Doutrina da Salvação nunca foi um tema em destaque na minha igreja. É claro que já aprendemos sobre o assunto, mas nunca me foram apresentadas as outras escolas de pensamento. Fiquei muito feliz em ter conhecido a maneira como o calvinismo enxerga a salvação. Interessante, suponho. Embora um pouco rigoroso em sua essência. Mas não deixa de ser interessante e bastante lógica.

Aprendi com esse livro o que é:

Soteriologia: Estudo da Doutrina da Salvação
Bibliologia: Estudo da Doutrina da Palavra de Deus
Hamartiologia: Estudo da Doutrina do Pecado
Teologia: Estudo da Doutrina de Deus
Cristologia: Estudo da Doutrina de Cristo
Pneumatologia: Estudo da Doutrina do Espírito Santo
Escatologia: Estudo da Doutrina das Últimas Coisas

Dentro da Doutrina da Salvação, entretanto, há duas escolas de pensamento diferentes que discordam entre si quanto ao primeiro assunto: A doutrina da Salvação. Chamamos esses dois de "Calvinismo" e "Arminianismo". Basicamente, para encurtar a história, o Calvinismo entende que a doutrina da eleição é incondicional, ou seja, que Deus não viu nada no ser humano para que ele fosse eleito a ir para o céu. Ele simplesmente o escolheu por sua livre e espontânea vontade. Alguns Deus escolheu para levar ao céu, outros Ele escolheu para mandar para o inferno. Já o Arminianismo crê que a doutrina da salvação para a eleição é consequência da fé prevista através da préciência de Deus, ou seja, Deus previu que você iria aceitá-lo mesmo antes de você nascer e, por isso, te elegeu para ir para o céu. E se ele previu que você não o aceitaria, então ele te elegeu para ir para o inferno. 

Que confusão, não é mesmo?!

A princípio, caso você esteja ficando meio confuso, você precisa entender que essa é uma discussão secundária. O que isso quer dizer? Significa que independente do que você acredita, se você crê em Jesus Cristo e o segue fielmente, você está salvo. Muitas pessoas já morreram servindo fielmente a Deus sem nem ao menos saber que tipo de pensamento soteriológico eles seguiam ou aceitaram. Eles simplesmente amaram a Jesus e o serviam. Portanto, não é importante entender se você é calvinista ou arminiano, o importante é servi-lo com todo o seu coração e todo o seu entendimento. 
Mas o livro é bem mais profundo que isso.

Caramba, essa resenha está ficando grande!

Eu queria terminar aqui, mas eu preciso muito dizer algumas coisas sobre esse livro ainda. Eu acho super importante compartilhar com vocês que ele é um livro bastante histórico, ou seja, ele fala bastante sobre alguns personagens antigos não citados na Bíblia. Alguns deles - ou talvez a maioria - eu nem sequer conhecia! Leonardo Honda nos traz um belo resumo muito bem explicado sobre cada um deles:

1) Pais da Igreja = Pais Apostólicos:
Nome dado aos teólogos que tinham conhecido os apóstolos.
Principais: Barnabé de Chipre, Clemente de Roma, Inácio do Antioquia, Papias, Policarpo e Hermas. 

2) Pais Apologistas 
Nome dado aos teólogos que defendiam a fé de maneira racional e sistemática.
Principais: Juntino Mártir, Taciano (o assírio), Irineu de Lião, Atemáguras de Atenas, Aristides de Atenas, Teófilo de Antioquia, Minucius, Féliz.

3) Pais Africanos
Principais: Clemente de Alexandria, Tertuliano de Cartago, Cipriano de Cartago e Atanásio de Alexandria.

4) Pais Capadócios
Nome dados aos teólogos que moravam na região da Capadócia.
Principais: Basílio de Cesareia, Gregório de Nazianzo, Gregório de Nissa.

5) Pais Latinos
Principais: Hilário de Poitiers, Ambrosino de Milão, Jerônimo de Roma, Agostino de Hipona.

O autor também nos dá um bom resumo dos principais reformadores e seus respectivos países:

Reformadores da Alemanha:
1- Martinho Lutero (1483 - 1546)
2- Martin Bucer (1491 - 1551)
3- Fhilipt Melanchton (1497 - 1560)

Reformadores da Inglaterra
1- William Tyndale (1494 - 1536)
2- Hugh Tatimer (1487 - 1555)
3 - John Rogers

Reformadores da Suíça
1- Ulrich Zwinglio (1484 - 1531)
2- Heinrich bullinger (1504 - 1575)
3 - João Calvino (1509 - 1564)

Além disso, ele também traz outros personagens e fala resumidamente deles. Mas não temos tempo aqui para falar de todos!

Bom, para terminar, eu queria dizer que para quem é calvinista esse livro irá reforçar ainda mais a sua convicção, pois o autor nos mostra trechos dos escritos de quase todos esses personagens antigos alegando sua fé na doutrina da eleição incondicional. Já para quem é arminiano, encontrará aqui uma belíssima introdução ao pensamento de Calvino e entenderá melhor como e por que se formou esse pensamento da eleição incondicional e por qual razão ele é tão forte hoje em dia. Ele tem raízes bíblicas e históricas bastante sólidas e, penso eu, quase irrefutáveis. Se você quiser refutar esse livro, você vai precisar garimpar muito sua Bíblia assim como bons livros de história. 

Deixo esse trabalho para os grandes teólogos. :)

Super recomendo o livro. Ele está fazendo sucesso em toda as redes sociais reformadas. No site da editora ele está sendo amplamente alogiado e, bem, se você curte teologia reformada ou quer começar a conhecer, sugiro que comece por esse aqui. 

Leia o Capítulo 1: Clique aqui 

Acompanhe pelas redes sociais:


Facebook: Curtir Página          

Instagram: Seguir no Insta




5 comentários:

  1. Resenhar um livro tão profundo e complexo como este não é fácil! Parabéns pelo trabalho! Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Priscilla. Sim, é verdade. Tentei expressar toda a minha neutralidade sobre o assunto. É algo muito polêmico e que muitas vezes gera atrito entre muitos cristãos. Um presbítero da minha igreja me ensinou que devemos sempre buscar o diálogo e o equilíbrio entre cristãos de pensamentos diferente do nosso. :)

    ResponderExcluir
  3. Excelente introdução (sobre soteriologia)!! Concordo com você, caro resenhista.


    Aliás, toda a resenha está excelente!! Gostei desse aspecto histórico que o livro tem. E acho muito bacana e inteligente quando a editora disponibiliza o primeiro capítulo. Eu pretendo ler e, se for "fisgada", comprar o livro para continuar a leitura!!
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por visitar o nosso blog e ler a nossa resenha, Dafne. Sim, eu também adoooooooooooro quando a editora posta o primeiro capítulo do livro no site. Quando sou fisgado pelo primeiro capítulo eu não aguento e corro para a livraria comprar. :)

      Excluir
  4. Meu irmão, muito obrigado pela resenha. Ficou shiw de bola.

    O Senhor te abençoe.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Resenhas mais antigas:

Livros que estou lendo no momento. (Resenha em breve)

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo